Para renovar a carreira: conheça estas 16 linguagens de programação

José Reis 24/06/2019

A medida que todas as indústrias são impactadas pela tecnologia e a automação, as carreiras mais em alta no momento têm a ver com a habilidade de saber programar, afinal, como já bem disse o capitalista de risco Marc Andressen “o software está engolindo o mundo”. E bem, alguém terá de escrevê-lo.

Para surfar a onda do mercado e se tornar um profissional qualificado, é importante estar atento às principais linguagens de programação. Entretanto, existem milhares de linguagens. Então qual delas escolher? Quando uma empresa sai em busca de novos talentos em programação, eles estão procurando por pessoas que sejam familiares com linguagens e sistemas que eles já utilizam, até em linguagens mais recentes como o Apple Swift ou Google Go começam a ter efeito.

Mastertech, startup que capacita talentos para o futuro, destacou 16 linguagens que você precisa aprender para se manter atualizado no mercado de trabalho, como sugerido pelo popular TIOBE Index, o ranking Redmonk de linguagens de programação, e a pesquisa anual com desenvolvedores Stack Overflow.

Java

riginalmente inventada em 1991 como uma linguagem para televisões inteligentes, o Java, da Oracle, é ainda a mais popular linguagem de programação do mundo. Essa posição foi solidificada pelo fato do Java ser crucial para o desenvolvimento de aplicativos Android e vários softwares de negócio.

C

Uma das mais antigas linguagens de programação ainda em uso comum, C foi criada no início de 1970. Em 1978, o legendário e ainda altamente lido manual de 800 páginas “The C Programming Language” foi impresso pela primeira vez.

Python

Essa linguagem vem de 1989 e é amada por seus fãs por ser um código facilmente lido. Diversos programadores acreditam que esta linguagem é a mais fácil para quem está começando a desenvolver. Python tem se tornada uma das "estrelas" do momento e a mais indicada de programação para inteligência artificial.

PHP

Esta linguagem para a programação de websites é incrivelmente comum. Algumas estimam que ela representa um terço da web. Grandes sites como WordPress, Facebook e Yahoo a usam. Diversos programadores, entretanto, odeiam PHP. O fundador do Stack Overflow escreveu uma vez: “PHP não é tanto uma linguagem quanto uma coleção aleatória de coisas arbitrárias, uma explosão virtual na fábrica de palavras-chave e funções.”

Visual Basic

O Visual Basic, da Microsoft, e seu sucessor Visual Basic .NET tentam tornar a programação mais fácil com elementos gráficos que deixam você mudar proporções a partir de drag and drop. É antigo, mas ainda tem seus usuários por aí.

JavaScript

Esta é uma linguagem super popular de programação primeiramente usada em apps para web. Mas não tem muito a ver com o Java tirando o nome. Javascript roda muito da web moderna, mas também captura um monte de críticas por retardar o carregamento de navegadores e algumas vezes expor os usuários a vulnerabilidades de segurança.

R

Essa é a escolha de linguagem para estatísticos e qualquer pessoa recolhendo dados de análise. Google é lembrado como um grande fã de R pelo poder que ele dá aos matemáticos.

Go

Originalmente desenhado pelo Google para criar sistemas na imensa escala necessária para alimentar o motor de busca mais movimentado no mundo, é desde então usado por desenvolvedores que valorizam a confiabilidade e integridade acima de tudo. É uma das linguagens que mais cresce rapidamente lá fora também.

Ruby

Como Python, os desenvolvedores gostam desta linguagem de 24 anos porque é fácil de ler e escrever código. Também popular é a Rails, um framework adicionável ao Ruby que torna muito fácil construir aplicativos para web. O slogan oficial da linguagem é “O melhor amigo do programador”.

Groovy

Este ramo da linguagem Java surgiu com popularidade em 2007, desenhado para tornar mais fácil e rápido a escrita de vários códigos. E como Groovy se integra facilmente com Java, conquistou programadores de grandes companhias como IBM, Google e Target.

Objective-C

A original C foi tão influente que inspirou diversos outros similares sucessores, todos inspirados na original com features de outras linguagens adicionados. Objective-C continua mais popular do que a crescente da Apple Swift, mas a Swift está ganhando rapidamente.

Perl

Originalmente desenvolvida por engenheiros da NASA em 1980, Perl se destaca pelo processamento de texto, e desenvolvedores gostam dela por ser poderosa e flexível. Foi famosamente descrita como “a fita adesiva da web”, porque é ótima para manter websites unidos, mas não é uma linguagem muito elegante.

Pascal

Nomeada a partir do grande filósofo Blaise Pascal, esta linguagem foi um instrumento de código dos originais computadores Apple Macintosh. Eventualmente, Pascal se estendeu para o Object Pascal, onde é largamente utilizado para sistemas ainda hoje.

Delphi Object Pascal

Originalmente desenvolvida pela Apple em 1986 e nomeada desta forma porque ajudava programadores a conectar com databases do Oracle (The Oracle at Delphi), Delphi é vista como uma estrela em ascensão mais uma vez, como alternativa para construir apps para smartphones.

Swift

A Apple Swift tem ganhado desenvolvedores como uma forma mais fácil e rápida de construir apps para iPhone. Com fãs de grande perfil, como a IBM, a expectativa é que esta linguagem cresça ainda mais nos próximos anos.

MATLAB

Intencionalmente criada como uma linguagem de programação matemática para ajudar estudantes de universidade em álgebra avançada, é largamente usada por cientistas, engenheiros e programadores trabalhando no campo em explosão de processamento de imagem e outras aplicações de inteligência artificial.

Fonte: https://itmidia.com/

" data-width="600" data-numposts="20">


Nome Usuario

Comentarios aqui... Comentarios aqui...Comentarios aqui... Comentarios aqui...Comentarios aqui...Comentarios aqui...

Data: 02/02/2000 18:30 Responder
Resposta - Nome Usuario | Data: 02/02/2000 18:30

Comentarios aqui... Comentarios aqui...Comentarios aqui... Comentarios aqui...Comentarios aqui...Comentarios aqui...

Resposta - Nome Usuario | Data: 02/02/2000 18:30

Comentarios aqui... Comentarios aqui...Comentarios aqui... Comentarios aqui...Comentarios aqui...Comentarios aqui...

Nome Usuario

Comentarios aqui... Comentarios aqui...Comentarios aqui... Comentarios aqui...Comentarios aqui...Comentarios aqui...

Data: 02/02/2000 18:30 Responder
Resposta - Nome Usuario | Data: 02/02/2000 18:30

Comentarios aqui... Comentarios aqui...Comentarios aqui... Comentarios aqui...Comentarios aqui...Comentarios aqui...





Todos os Direitos Reservados a Hd Informática - Desenvolvido por: Cássio Silva