Windows X Linux - Principais diferenças
Windows e Linux são os principais sistemas operacionais mais usados no mundo. Enquanto um é licenciado por uma empresa, outro é completamente gratuito. Mas quais são as particularidades de cada um.
As licenças de uso
Antes de qualquer coisa, é preciso entender a principal diferença entre o Windows e o Linux. O sistema da Microsoft, produzido por uma empresa, é bastante restritivo nesse quesito. Quando se compra uma licença para Windows, só é possível instalá-lo em uma máquina, caso contrário, você estará desrespeitando os termos de uso da Microsoft. O Linux é completamente gratuito e pode ser instalado em quantas máquinas se deseja, sem restrição alguma.
Acesso ao código fonte
Linux foi desenvolvido ao longo dos anos por uma comunidade de programadores on-line. Sendo assim, é gratuito e está sob os termos da GNU Public License (GPL), ou seja, qualquer usuário pode ter acesso a todo o código fonte do sistema operacional. É possível baixar, alterar e distribuir cópias do Linux livremente. No Windows, não é possível ter acesso ao código fonte e nem é permitido baixar, alterar ou distribuir cópias do sistema livremente.
Usabilidade
O Linux já deixou de ser somente um sistema para programadores baseado em linha de comando há muito tempo. Há diversas versões do sistema operacional com interfaces gráficas tão intuitivas quanto as desenvolvidas pela Microsoft. GNOME, KDE, Cinnamon, MATE e Unity são alguns dos exemplos de sistemas desktop baseados em Linux, basta pesquisar e descobrir qual encaixa melhor em suas necessidades.
Suporte
Com o Windows, você tem a opção de procurar a solução para seu problema tanto em comunidades de usuários on-line quanto contatando o suporte da Microsoft. O Linux também tem serviços de help-desk realizados por empresas, mas a principal ferramenta de solução de problemas é a própria comunidade de usuários em fóruns e sites de discussão.
Programas
Nem todos programas e aplicativos para Windows tem versão para Linux, o que geralmente pode tornar completamente inviável utilizá-lo no sistema. Existem emuladores de máquinas virtuais que podem fazer com que programas Windows rodem em sistemas Linux, entretanto, isso consome grande parte do desempenho do computador e pode não ser muito prático.
Hardware
O Linux ainda enfrenta problemas nesse quesito. Nem todas as fabricantes oferecem drivers ou suporte para esse sistema operacional. O Windows, entretanto, funciona com quase todas as peças de computador produzidas atualmente.
Prepare-se na Hd Informática
A Hd Informática ajuda você a se tornar um profissional completo e pronto para atuar no mercado de trabalho. Conheça os cursos que a Hd Informática oferece e inicie agora sua ida rumo ao sucesso. Não perca tempo, venha estudar na Hd Informática!